Oracle anuncia fim do plugin do Java para navegadores

A Oracle acaba de anunciar que está encerrando o plugin do Java para navegadores. A descontinuação do plugin ocorrerá no lançamento da próxima atualização do Java Development Kit, que está programada para o próximo ano.

Os problemas que o plugin causou para empresas, usuários e administradores de sistemas, foi o motivo, que acabou assinando sua sentença de morte. O plugin é um dos alvos favoritos de cibercriminosos para exploração de falhas de segurança.

Para se ter ideia da dimensão do problema, a empresa de segurança Kaspersky Lab afirmou que o plugin foi responsável por metade de todos os ciberataques realizados em 2012 – inclusive, no último mês de julho, foi identificado um ataque aos sistemas de membros da OTAN por meio de uma falha na ferramenta.

“Ao final de 2015, muitos desenvolvedores de navegadores têm removido ou anunciaram prazos para a remoção de suporte para plugins, eliminando a capacidade de incorporar Flash, Silverlight, Java e outras tecnologias”, disse a empresa em comunicado.

Com a restrição, continua a empresa, “desenvolvedores de aplicativos que contam com o plugin do navegador Java precisam considerar opções alternativas, tais como a migração de Java Applets (que dependem de um plugin para o navegador) para o Java Start Web”.

A decisão também veio acompanhada pelo fato de que desenvolvedores de grandes navegadores como Chrome e Firefox terem anunciado que não mais iriam suportar plugins.

O Chrome, do Google, faz isso desde abril de 2015, enquanto que o Mozilla Firefox anunciou planos parecidos no fim do ano passado. O Microsoft Edge, lançado no Windows 10, também não possui nenhum tipo de suporte para plug-ins.

Leave a Comment